17.11.13

dia de limpeza

Bom domingo, meus amores.
Ontem ao reler o blog Super Vaidosa da Camila Coelho aprendi algo interessantíssimo!
Eu sou muito limpinha e tenho muito cuidado e atenção à minha higiene...mas se há algo que muitas vezes me desleixo é a lavar os meus pincéis de maquilhagem. O que é mau, terrível!
Ok, eu lavo-os de vez em quando (leia-se: muito de vez em quando) mas aprendi que o ideal para quem usa maquilhagem todos os dias - como eu - deve lavá-las uma vez por semana. Se a utilização é periódica duas vezes por semana é suficiente. Ontem dei uma lavagem profunda aos meus pincéis. 
Estavam tão sujos que até deu vontade de chorar. A partir de agora fará parte da minha rotina de make-up.
Vou-vos ensinar o que aprendi com ela e a experiência que tirei do post.
Então numa tacinha pequena (pode ser uma taça de cereais/um tupperware pequenino) juntei umas gotinhas de azeite e sabão anti bacteriano - pode ser sabão das mãos, duche, qualquer coisa do género.
O que eu fiquei surpreendida foi com o azeite! Nunca pensei nisso, mas o que aprendi foi que se os lavarmos apenas com sabão, as cerdas ficam super secas e precisam de um condicionador, sendo o azeite o melhor condicionador. Pensei nos pincéis como o cabelo. Tem que haver muito mais sabão do que azeite na tacinha, isso é óbvio.
Depois molhem os pincéis e passem pela tacinha. Esfreguem-nos na palma da mão até a sujidade sair e enxaguem de novo. Voi lá, tirem o excesso de água numa toalha e deixem-nos a secar durante pelo menos 10h. Eu aconselho deixar durante a noite.
O que me aconteceu foi só com o pincel rosa (daí que não aparece na fotografia dentro do copinho) foi que apanhou muito azeite e então depois de tar seco estava a deitar óleo. Hoje de manhã lavei-o de novo apenas com sabão e está a secar já sem óleo, continuando ainda macio. Como é de cerdas sintéticas não precisa de condicionador - assim como os pincéis já macios. 
Boas lavagens de pincéis e bom domingo.

Nota: quem não quiser usar azeite, o condicionador de cabelo funciona da mesma maneira. Só um bocadinho.